De mãe para mãe / Depois

Alegria de filho contagia! (Mau humor, também) E todos sentem o reflexo desses sentimentos. Carol Baggio

5 de junho de 2013

Alegria de filho contagia! (Mau humor, também)

E já dizia Vinícius de Moraes: "Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos. Como sabê-los?"

Vocês já perceberam isso? O quanto esses pequenos seres que moram nas nossas casas – e corações – dão o tom do clima da residência? A alegria dos nossos pimpolhos é contagiante, faz com que todos sintam vontade de sorrir, achem qualquer gracinha a fofura mais gostosa do mundo, “cute-cute mode on” total no lar!  Mas na mesma intensidade, o dia em que o rebento acorda com a macaca, olha, te contar, é de tirar todo mundo do sério.

Em geral fico com a minha filha sozinha boa parte dos fins de semana, porque o pai trabalha e nem sempre está por perto. Tem sábado e domingo que parecem cor de rosa: ela acorda feliz, não reclama das coisas – Nina tem quase 3 anos, está vivendo a fase dos nãos e da sua autoafirmação – está sorridente, se mostra super prestativa… Nossa, que delícia! A vida flui com naturalidade e muita harmonia.

E, claro, como qualquer criança, tem dia em que tudo, tudo mesmo, é um parto. Chororô pra acordar, trocar de roupa, escovar os dentes, pentear cabelo… não quer tomar café, não quer fruta – pede pão. Aí vê o pão e não quer mais, depois quer, mas com requeijão – depois que você diz que só tem ricota (ou vice-versa, tanto faz, o lance é ser do contra!).

O que eu queria mesmo, de verdade, é uma maneira de conseguir lidar com os dias menos fáceis, com os ataques inesperados, com os nãos pra tudo que se pede. Queria ter a mente elevada e equilíbrio suficiente para não erguer a voz quando estou atrasada e a criança simplesmente não quer tirar o pijama. Alguém aí tem a receita?

Eu não tenho. Por enquanto, vou me inspirando nos dias de alegria – que são realmente, deliciosos. Nos dias de mau humor, a gente respira fundo e segue com fé. Porque como diz o Gil, ela não costuma faiá.

Deixe o seu Comentário



Editoriais em Destaque

Visita na maternidade: o que fazer

30 de setembro de 2013

Saiba o que fazer e como não agir neste momento delicado - e claro, feliz

Mães conectadas

27 de maio de 2013

A maternidade é um momento de descobertas e as vezes, de solidão. Os grupos maternos da internet dão dicas e apoio para as mulheres neste momento tão especial. Venha conhecer alguns grupos bacanas!

O que levar na bolsa do bebê

14 de outubro de 2013

Uma lista completa de itens que precisam ser levados nos passeios

Festa infantil em casa ou em buffet?

2 de setembro de 2013

Conheça as vantagens e as desvantagens de cada opção

Galeria Mulher e Mãe