De mãe para mãe / Depois

Cabelos cacheados: como cuidar? Dicas para você domar os cachinhos da sua princesa Denise Freitas

31 de outubro de 2013

Cabelos cacheados: como cuidar?

Essa é a Manu, filhinha da Denise Freitas, e dona de cachinhos lindos!

Eles são charmosos, lindos e muito estilosos. Mas sim, os cabelos cacheados exigem alguns cuidados específicos. Falo por experiência própria. Sou Denise Freitas, dona de um cabelo cheio de cachos e mãe da Manuela, uma sapeca menininha de três anos e meio, que pula, dança e balança seus belos cachinhos.

Mas calma, se você tem cabelo liso e está tendo seu primeiro contato com o universo dos caracóis com seu pequeno anjinho, não precisa ficar preocupada. Cuidar dos cachos nem é tão complicado como dizem por aí. No dia a dia você vai ver que é como qualquer tipo de cabelo, ou seja, merece apenas tratamento adequado.

Em geral, o cabelo de criança é mais fininho e precisa ter alguns cuidados ao lavar, pentear e fazer penteados. É fundamental usar apenas produtos infantis, que já possuem uma formulação suave para não agredir os fios. No caso dos cachos, mantê-los sempre hidratados é uma ótima recomendação para que cresçam fortes e com brilho.

A regra número um para ter os cachos definidos é penteá-los ainda molhados, de preferência na hora do banho, quando estiver passando o condicionador. Fazer isso, com eles secos, além de destruir os cachos, pode quebrar os fios e deixá-los com bastante frizz. Veja bem, eu disse pentear e não escovar. Prefira sempre pente com dentes largos ou uma escova de cerdas firmes e largas. Nada de escova de pelos.

Listei algumas dicas que aqui em casa funcionam bem:

1) Lave o cabelo com produtos infantis direcionados para cabelos cacheados, pois esses já possuem uma formulação hidratante mais adequada às madeixas.

2) Evite lavar os cabelos com água muito quente. Isso resseca demais os fios.

3) Aproveitem a hora do condicionador para desembaraçá-los.

4) Seque o cabelo delicadamente, de preferência com fralda de pano, para evitar que os fios quebrem.

5) Eu não sou fã de colocar muitos produtos no cabelo da cria, mas utilizo um creme de pentear para cabelo cacheado. Nesse momento, penteie os fios. Caso queira/precise deixar os cachos bem definidos, pode aproveitar essa hora e modelá-los com os dedos ou até mesmo amassar suavemente com a fralda de pano.

6) Se for prender, muito cuidado com aqueles elásticos de silicone. Procure presilhas e prendedores que não quebrem os fios.

7) Cortar o cabelo a cada três meses também ajuda a manter a saúde dos cachos.

E lembre-se, crianças são agitadas e inquietas, portanto, nada de surtar com os arrepiadinhos. Quem tem um encaracolado em casa sabe que, arrumadinhos ou esvoaçantes, os cachos são sempre um arraso.

Enfim, não importa se o cabelo é liso, enrolado, crespo, claro, escuro ou se não tem cabelo. Crianças possuem características pessoais e merecem ter sua autoestima sempre bem trabalhada.

Beijos!

denise-freitas-2.png

A jornalista Denise Freitas é agitada, estabanada e dona de uma risada inconfundível. Além de crianças, é apaixonada por animais, mas confessa ter uma queda por felinos. Casada com o paizão William e mãe da falante Manuela - de 3 anos, procura equilibrar a vida de empresária, mulher, mãe e autora do blog Mamy de Primeira.

Deixe o seu Comentário



Editoriais em Destaque

Amamentação: somos mais que um par de peitos

2 de dezembro de 2013

No momento mais sensível, temos que tomar uma decisão: amamentar ou não

Como guardar as memórias em espaços pequenos

13 de maio de 2013

Você precisa de ajuda para organizar as memórias de seu filho? Então, dá uma olhadinha neste post, ele está cheio de dicas.

Socorro, meu filho não quer fazer inalação!

20 de dezembro de 2013

Essa hora costuma ser traumática? Então, dê uma olhadinha em nossas sugestões

20 formas de usar o lenço umedecido

4 de novembro de 2013

As funções desse produto vão muito além da higiene do bebê. Você vai se surpreender

Galeria Mulher e Mãe