Depois / Durante

Filho, vamos ter uma conversa séria? Uma carta emocionante de mãe para filho Helena Dias

6 de novembro de 2013

Filho, vamos ter uma conversa séria?

"Não te prometo ser a melhor mãe do mundo, mas serei a melhor que posso ser...".

Filho, estamos comemorando um ano. Juntos: você como meu filho e eu como sua mãe. E quantas coisas passamos! É muuuita responsa aprender a engatinhar, andar, aguentar os dentinhos nascendo… Como é difícil termos que nos separar todos os dias, né? Estou orgulhosa de tudo que você aprendeu. E eu? Aprendi a ser mãe, meu amor, e isso inclui pelo menos mais umas 20 funções na vida.

Mas agora que você está fazendo um aninho, é hora de termos uma conversa séria. Muito séria, meu filho. Quero te contar sobre a vida. Já já você vai ter que entender que as coisas vão mudar por aqui. Sou sua mãe e sou mais que isso: sou mulher, jornalista, filha, amiga… Aos poucos você vai descobrir que tenho fraquezas e às vezes eu preciso mais de você do que você de mim. Mas prometo fazer de tudo para a gente se dar bem, tá?

Eu te prometo que vou tentar não fazer você passar vergonha na porta do colégio, mas estarei sempre te olhando de longe. Vou jogar bola com você, curtir sua coleção de carrinhos, vou ser a rainha do seu castelo. Vamos fazer cabanas pra dormirmos juntos, tomar banho de chuva e assistir desenho comendo chocolate e pão de queijo, como você gosta. Vamos sempre fazer as mais gostosas das bagunças, viver as melhores aventuras, transformar a casa no que você quiser. Vamos comemorar seu aniversário uma, duas, três vezes por ano!

Vou tentar fazer tudo isso, mas não brigue comigo se eu não conseguir, tá? Já te falei que tenho fraquezas e também erro. Prometo que não vou pegar tanto no seu pé se tirar nota baixa, mas vou, sim, brigar se você mentir. Vou entender quando você preferir sair com o papai do que com a mamãe, pois os papos dele são mais legais. Mas vem correndo me dar um beijo e um abraço quando você voltar? Promete isso?

Não prometo que não vou implicar com as suas namoradas  e nem sempre vou apoiar suas decisões. Mas entenderei suas escolhas. Nem sempre estarei por perto pra te ajudar a resolver seus problemas. Com alguns deles, você tem que aprender a lidar sozinho. Não vou estar presente em todos os momentos da sua vida, mas estarei em todos os especiais. Não vou brigar com você quando discordar de mim! To te criando pra ter opinião e saber o que você quer! To te criando, filho, pra ser um homem íntegro. Mamãe e papai se esforçam para dar os melhores exemplos pra você…

Quero te ensinar a valorizar mais os bons momentos do que os presentes. Que conheça mais coisas do mundo do que acumule o que é comprável. Vou te ensinar a valorizar as coisas simples, como molhar o pezinho no mar, tomar uma bebida gelada no calor, comer chocolate até se entupir… Quero te ensinar a respeitar os outros, a natureza, os bichos! Quero fazer você entender que não se deve fazer ninguém chorar. E vou, sim, dizer pra você quando estiver errado. É assim que digo todos os dias o quanto te amo. Mais que tudo na vida. Claro que algumas coisas não serão fáceis pra nós dois, mas nem tudo deve ser mesmo.

Não te prometo ser a melhor mãe do mundo, mas serei a melhor que posso ser. Vamos fazer um trato e continuar aprendendo um com o outro? Então, fica combinado assim! Para esse e os outros anos das nossas vidas: você como meu filho e eu como sua mãe. Feliz aniversário, meu amor!

helena.jpg

Helena Dias é jornalista e mãe de primeira viagem. Junto a maternidade, descobriu a delícia de planejar festas e caçar tendências por aí. Vive na correria e seu passatempo favorito é apertar as bochechas do Benício. Mãe coruja, mantém o instagram @corujicess, onde compartilha as descobertas do filhote.

 

Deixe o seu Comentário



Editoriais em Destaque

O que levar na bolsa do bebê

14 de outubro de 2013

Uma lista completa de itens que precisam ser levados nos passeios

20 formas de usar o lenço umedecido

4 de novembro de 2013

As funções desse produto vão muito além da higiene do bebê. Você vai se surpreender

Mensalão: entenda de forma fácil esse escândalo

4 de julho de 2013

Um texto feito para você compreender o cenário político do país onde criamos nossos filhos

Livros infantis para cada idade

10 de dezembro de 2013

Sugestões de histórias e dicas para incentivar a leitura desde cedo

Galeria Mulher e Mãe