Depois / Maternidade Real

O que é um pai? O que significa ser pai na visão de uma mãe e de seus filhos Loreta Berezutchi

7 de agosto de 2013

O que é um pai?

Bom mesmo é quando pai, mãe e filho crescem juntos!

Eu não sei se na casa de vocês é assim, mas aqui eu sempre tenho aquela sensação de que faço muito mais coisas do que o marido com relação às crianças, à casa etc.

Claro que grande parte disso é porque eu estou em casa e ele não, quer dizer, como ele trabalha fora e eu trabalho dentro, fica aquela sensação de que eu faço muito mais do que ele, de que estou presente na vida das crianças muito mais do que ele. Deu pra entender ou compliquei? Rsrsrs…

Apesar disso, eu não posso, nem quero de maneira  nenhuma, negar que o pai faz coisas que uma mãe não faz, e eu acho que é assim mesmo que tem que ser. As tarefas com as crianças precisam ser divididas com igualdade para não sobrecarregar nenhum dos lados.

É bom saber que podemos contar com alguém que está ao nosso lado nesta jornada. Por aqui, estamos sempre seguindo lado a lado, tentando nos apoiar em todos os momentos, afinal, nenhum dos dois recebeu manual quando os filhos nasceram, né?

Ao conversar com as crianças sobre o pai, percebi que eles têm uma percepção muito clara dos “papéis” aqui em casa. Na visão do Pedro, o pai trabalha muito, ganha dinheiro e “constrói casas”, ele também tem “uma grande bagunça no carro”, ou seja, o pai é trabalhador, mas é um bagunceiro! Hehehe.

A Cacá concorda que o papai trabalha muito e constrói casas, mas ela lembra que ele faz caretas engraçadas e também brinca de princesa.

O Pedro adora brincar de carrinhos e jogar bola com o pai, a Cacá adora brincar de “montinho” e de bonecas. Quando eu perguntei com o que eles gostariam de presentear o pai, o Pedro respondeu que queria dar roupas e a Cacá daria uma moto! Ooii?? Rsrs.

Bom saber que, para os meus filhos, o pai que eu escolhi para eles é exatamente aquilo que eu sempre quis que ele fosse: responsável, brincalhão e, principalmente, presente. É claro que não concordamos em tudo, mas acho que no quesito “crianças”, estamos olhando para a mesma direção, e isso é muito importante.

O caminho que percorremos na maternidade não é sempre o mesmo que o da paternidade. Talvez seja verdade que as mães encanam mais, que sentem mais culpa, que são mais carinhosas, talvez não seja. O importante é que, nesse caminho, os filhos saibam que podem sempre recorrer aos pais, porque mesmo que não estejam mais juntos, serão pra sempre pais, que isso seja seguro e imutável.

Perguntei para as crianças o que eles falariam para o pai neste dia dos pais e a resposta foi: ”Feliz dia dos pais, nós amamos você e vem brincar de pista!”

Porque a grande lição que aprendemos com as crianças é que o maior valor é imaterial. Por isso, esteja junto, esteja perto, aprecie os momentos em todos os dias da infância passageira.

PS: está sem dinheiro e sem criatividade para o Dia dos Pais? Confira nossas sugestões de presentes.

loreta_interna

Paulistana que já morou no Recife, geminiana sempre em busca de informação. Loreta é apaixonada por filmes, livros, internet e Doritos com Cheddar. Mãe do Pedro e da Cacá, descobriu que escrever sobre o seu amor é a sua verdadeira e maior paixão. Loreta escreve o blog Bagagem de Mãe.

Deixe o seu Comentário



Editoriais em Destaque

Estou grávida

30 de janeiro de 2013

Um par de sapatinhos entregue cuidadosamente para o pai é a cena que representa o momento do "estou grávida". Mas, na vida real a coisa é um pouquinho diferente e pra ser sincera é bem mais legal! Conheça a

Visita na maternidade: o que fazer

30 de setembro de 2013

Saiba o que fazer e como não agir neste momento delicado - e claro, feliz

Conselhos para quem vai ter um bebê

25 de fevereiro de 2013

A primeira viagem de uma mãe é inesquecível, mas ela é sempre envolvida por amor, dúvidas e um bocadinho de ansiedade. Então, para te ajudar, perguntamos para algumas mamães que já estão na estrada, que conselhos elas dariam. Vamos?

Mãe: oito razões para conquistar esse título

25 de julho de 2013

Mulheres revelam por que ser mãe foi a melhor coisa que aconteceu em suas vidas

Galeria Mulher e Mãe