Depois / Maternidade Real

Papai Noel existe? Mais cedo ou mais tarde, o dia dessa pergunta vai chegar em sua casa Denise Freitas

12 de dezembro de 2013

Papai Noel existe?

Não existe resposta certa ou errada, apenas a adequada para cada família.

Na minha casa, sim, Papai Noel existe! Mas essa resposta varia de casa em casa, já que não existe certo ou errado, apenas o adequado àquela família.

Não quero aqui falar do apelo comercial desse personagem, que concordo, é abusivo. Também não tenho intenção de discorrer sobre consumismo desenfreado que infelizmente é o que mais vemos nesta época. Tampouco da americanização cultural de um personagem que não tem muito a ver com o nosso Brasil ensolarado.

Neste post, eu quero falar da minha visão sobre a magia do imaginário. Sempre fui muito lúdica. Quando pequena, a minha imaginação trabalhava praticamente 24 horas por dia. Era capaz de criar histórias – como a de que a Branca de Neve estava na minha casa, fazendo lição comigo – e, pasme, acreditar nela.

Não precisava de um tema ou de uma data para deixar a minha imaginação fluir. O Natal era só mais uma dessas magias da minha cabeça. Lembro-me de um ano em que vi, com o olhar mais puro e sincero de uma criança, o Papai Noel em seu trenó voando pelo céu. Não precisei de ninguém para me dizer se ele existia ou não, eu o tinha visto e era o que bastava.

Cresci assim. Amando o lúdico e o poder da nossa mente de nos trazer momentos de alegria e magia. Por isso, particularmente, não vejo problemas na imagem do Papai Noel e sim na valorização inadequada dada a ele, que não deve passar de uma fantasia de criança. Pura, simples e ingênua.

A lembrança da minha infância? É de passeios incríveis no mundo da imaginação e de amigos super pops das histórias infantis. E é isso que eu quero para a minha filha. Que ela sonhe com a Branca de Neve lhe ajudando nas lições ou com o Papai Noel dando um pulinho em sua casa no dia em que comemoramos o nascimento do menino Jesus.

denise-freitas-2.png

A jornalista Denise Freitas é agitada, estabanada e dona de uma risada inconfundível. Além de crianças, é apaixonada por animais, mas confessa ter uma queda por felinos. Casada com o paizão William e mãe da falante Manuela - de 3 anos, procura equilibrar a vida de empresária, mulher, mãe e autora do blog Mamy de Primeira.

Deixe o seu Comentário



Editoriais em Destaque

Mãe: oito razões para conquistar esse título

25 de julho de 2013

Mulheres revelam por que ser mãe foi a melhor coisa que aconteceu em suas vidas

Dia das crianças: que tal fazer coisas simples?

7 de outubro de 2013

Brincar, abraçar, cozinhar e até mesmo não usar o celular são agrados que, para muitos, valem mais que um presente

Mães conectadas

27 de maio de 2013

A maternidade é um momento de descobertas e as vezes, de solidão. Os grupos maternos da internet dão dicas e apoio para as mulheres neste momento tão especial. Venha conhecer alguns grupos bacanas!

20 formas de usar o lenço umedecido

4 de novembro de 2013

As funções desse produto vão muito além da higiene do bebê. Você vai se surpreender

Galeria Mulher e Mãe