Depois / Durante

Sete mitos e verdades sobre a maternidade O que dizem por aí nem sempre é real Helena Dias

18 de setembro de 2013

Sete mitos e verdades sobre a maternidade

Ser mãe não tem receita. Cada uma cria a sua...

Oi, mamães! Hoje quero lançar um assunto e sei que muitas vão concordar comigo: os mitos e verdades sobre a maternidade.  Quando você engravida, vem uma enxurrada de palpites, sugestões e dicas de quem já passou por essa situação: “Não pode isso, não pode aquilo etc…”. E se você ainda é uma mommy to be, tenho outra notícia: quando o bebê nasce, a enxurrada aumenta. Em algumas vezes, chega até a irritar! Você pode até decorar o manual da maternidade, mas quando o bebê chega em nossas vidas, a realidade é bem diferente. Fora que SER MÃE não tem receita. Cada uma cria a sua…

Fiz uma listinha das coisas que descartei quando o Beni nasceu. Vamos lá?

1 – Coloque o bebê acordado no berço e deixe que ele durma sozinho

Essa foi a maior lenda de todas. Sempre tentei e, quando o Beni era pequenininho, nunca aconteceu. Uma vez ele chorou tanto que meu coração me proibiu de fazer isso novamente.

2 – Não pode acostumar no colo

Bem, de onde vem o recém-nascido? De dentro das mães. Então, pra ele é normal querer ficar bem pertinho. Vocês já pensaram como é confuso o mundinho deles? E outra… Depois que começa a engatinhar, esquece seu colo e quem vai sentir saudades é você! Então, colo faz bem e a gente também gosta.

3 - Seu bebê tem que dormir cedo

Na minha casa isso não acontece, não. Depois que minha licença maternidade acabou, chego em casa por volta das 19h e o que mais quero é ficar com meu pequeno (mesmo porque ele não dorme enquanto eu não chego). Brincamos, damos risada e quando ele demonstra cansaço, dou mamadeira e coloco no berço. No futuro é mais fácil consertar os horários do que a falta da mamãe.

4 -  Ah, amamenta que emagrece!

Amamentação não faz milagres, gente! Eu perdi o peso que ganhei durante a gravidez porque faço dieta e fico louca da vida quando dizem: “Nossa, você emagreceu bastante. É a amamentação!”. Não, é o esparadrapo na boca mesmo!

5 – Você vai se tornar uma pessoa mais forte

Em termos, sim. Mas com a maternidade, nascem os medos… Medos de que algo aconteça com o seu filho. Vejo qualquer acidente e fico horrorizada, verifico várias vezes se a porta de casa está trancada e outras paranoias mais…

6 – A maternidade te completa

Sim, completa! Mas a maioria das mulheres não quer ser apenas mãe, não é? Não adianta ter filhos e deixar o resto de lado. E quando isso acontece, as mães se queixam, ficam exaustas e não aproveitam os bebês como gostariam. Já viu essa história por aí?

7 – Quando voltar a trabalhar logo se acostuma com a distância

Ahan, o bebê pode ser que sim. Você, nunca.

E aí, você descartou algum mito quando se tornou mãe?

Bjos e até a próxima semana.

helena.jpg

Helena Dias é jornalista e mãe de primeira viagem. Junto a maternidade, descobriu a delícia de planejar festas e caçar tendências por aí. Vive na correria e seu passatempo favorito é apertar as bochechas do Benício. Mãe coruja, mantém um instagram @corujicess, onde compartilha as descobertas do filhote.

Deixe o seu Comentário


  • Claudia Rodrigues

    O principal mito que eu descartei foi o da inaptdão. Eu nunca fui de brincar de boneca, casinha, e pesava sobre mim a suspeita de que eu não daria conta. Graças a Deus e a minha incessante busca, consegui mostrar que sou capaz! Toda mulher pode ter um filho, mas se tornar mãe é uma questão de escolha!

  • Hagnes Corrêa

    no meu caso amamentar emagreceu sim, meu parto foi a 13 dias e ja perdi os 16kg que ganhei na gravidez e to comendo que nem louca e como tou de resguardo não to fazendo nenhum exercicio a não ser levantamento de bebe, e eu devo ser muito sortuda pq meu Leon Salvador dorme sozinho….


Editoriais em Destaque

Festa infantil em casa ou em buffet?

2 de setembro de 2013

Conheça as vantagens e as desvantagens de cada opção

O que levar na bolsa do bebê

14 de outubro de 2013

Uma lista completa de itens que precisam ser levados nos passeios

Como escolher a escola

23 de janeiro de 2013

Perguntamos para as mulheres e mães quais são os pontos importantes para escolher o colégio das crianças

Ano novo: o que desejamos para nossos filhos em 2014

16 de dezembro de 2013

Confira a lista de pedidos das nossas mulheres e mães

Galeria Mulher e Mãe