Depois / Maternidade Real

Troca de brinquedos no Dia das Crianças Um jeito diferente de comemorar com os pequenos Carol Baggio

10 de outubro de 2013

Troca de brinquedos no Dia das Crianças

Aproveite o Dia das Crianças para fazer passeios em família e atividades especiais

Na semana passada nós levamos nossa Nina a uma feira de troca de brinquedos, organizada uma semana antes do Dia das Crianças, num espaço de encontro na zona oeste de São Paulo. A ideia surgiu para que os pequenos pudessem ter o desejo de voltar pra casa com novos brinquedos a tira colo, mas de uma forma diferente.

Foi engraçado que o “desprendimento” (ou não!) já começou em casa: enquanto eu tentava separar coisas para levar, Nina olhava a sacola e dizia “este não, porque este é meu… Este outro não, porque este eu vou brincar com o Bento (o irmão que chega em breve)…”. Enfim, só este processo já foi bem bacana. Abre parênteses: minha filha tem apenas 3 anos, eu imagino que com crianças maiores deve ser ainda mais legal fazer esta seleção de olhar para o que se tem, não se usa mais e pensar que isso pode ser trocado… Fecha parênteses.

Para muita gente, participar deste tipo de evento tem a ver com uma ideia bem contemporânea de evitar o consumismo exacerbado entre os pequenos, fazendo-os olhar para a data comercial de Dia das Crianças (como bem explicou aqui a Milene Massucato) de uma outra forma. Eu sou bem simpatizante a este olhar, e acho que, no máximo, podemos aproveitar esta data (que bem ou mal as crianças vão ficar ansiosas em vivenciar) para fazer passeios em família e atividades especiais (e não necessariamente comprar um brinquedo novo).

Ainda no caso da feira de troca de brinquedos, é uma ideia que pode ser aplicada em qualquer data, não apenas perto deste 12 de outubro. O melhor é que dá para fazer em qualquer lugar: você pode organizar um evento assim na própria família, no condomínio ou mesmo sugerir na escola das crianças (na próxima sexta-feira, a escola da Nina terá uma rodada de trocas, vem mais brinquedo novo!). Na troca de brinquedos da semana passada, Nina voltou pra casa com um boneco de pelúcia do Alípio e outro da Lola, personagens do Cocoricó.

Para quem achou a ‘brincadeira’ interessante e quer participar de alguma troca de brinquedos ainda este ano, o Instituto Alana tem um mapeamento com diferentes opções de eventos, vale muito dar uma olhada no site da instituição.

E que tal, nos comentários deste post, a gente indicar outras feiras de trocas de brinquedos, ou mesmo opções legais de eventos em diferentes lugares do país para o Dia das Crianças? Nós aqui estamos nos programando para irmos ao show do Peixonauta, que acontece dia 12/10, às 11h, na área externa do Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Vamos?!

;)

autor_carol.jpg

Jornalista de Campinas que, apesar de morar desde 2002 em São Paulo, continua puxando o erre. Carol Baggio vive de dieta e adora protetor solar com base. Libriana, acha que é uma pessoa um pouco indecisa, talvez. “Amasiada” com o André, mãe da Nina e autora do blog Nina Ensina.

Deixe o seu Comentário


  • Fabiana Deziderio

    Carol. Adorei a feirinha de trocas. Já tinha ouvido falar.
    Aqui em casa a gente doa os brinquedos, aquilo que não tem mais utilidade para Joaquim pode fazer enorme diferença nas mãos de quem não tem, né?

    Ps: Estou pensando em ir ao show, quem sabe nos encontramos por lá!

    bjs

    • Nina ensina…

      Fabi, eu já tinha ouvido falar tb, mas nunca tinha ido. aí qdo fomos, fiquei fã mesmo, é bacana, as crianças gostam e se divertem. Como falei, as maiores curtem mais, fazem o maior escambo!
      Tomara que a gente se veja sábado!
      beijos


Editoriais em Destaque

Deixe o sentimento político renascer

21 de junho de 2013

Você quer entender melhor o momento político pelo qual estamos passando? Então, dê uma olhadinha neste post! Ele explica de um jeito fácil e acessível a situação atual de nosso país.

Mãe: oito razões para conquistar esse título

25 de julho de 2013

Mulheres revelam por que ser mãe foi a melhor coisa que aconteceu em suas vidas

Estou grávida

30 de janeiro de 2013

Um par de sapatinhos entregue cuidadosamente para o pai é a cena que representa o momento do "estou grávida". Mas, na vida real a coisa é um pouquinho diferente e pra ser sincera é bem mais legal! Conheça a

O que levar na bolsa do bebê

14 de outubro de 2013

Uma lista completa de itens que precisam ser levados nos passeios

Galeria Mulher e Mãe