Depois / De mãe para mãe

Livros infantis para cada idade Mais: dicas para incentivar a leitura desde cedo Mulher & Mãe

10 de dezembro de 2013

Livros infantis para cada idade

Ninguém nasce um leitor, é preciso aprender a gostar de ler.

Mãe, você costuma ficar perdida na seção de livros infantis? Neste post, agrupamos uma série de informações bem bacanas e que podem ajudar você. Hoje, incentivar a leitura é mesmo uma tarefa complicada, pois passamos por uma superdose de imagens e movimentos, tornando mais difícil o despertar do interesse e da concentração da criança em um objeto estático e único: o livro.

Quem nos ajuda nessa missão é a Larissa Fonseca, que é pedagoga e escreve na editoria Dúvidas de Mães.

Vamos começar!

Por que ler?

Ler é uma das ferramentas mais poderosas contra o envelhecimento do cérebro. Isso mesmo, essa parte do nosso corpo também precisa ser exercitada. Por isso, é fundamental que desde cedo as crianças vivenciem o universo da leitura, visitando bibliotecas públicas e privadas, livrarias, ouvindo contações de narrativas e manuseando obras específicas para sua faixa etária. Sem contar que esse é um excelente passeio para fazer com os pequenos curiosos.

E tem mais, a leitura nos insere num mundo mais vasto de conhecimentos e significados, além de proporcionar acesso à informação e diversão. Ler relaxa e nos faz ingressar em universos diversos, ou como costumamos brincar, “paralelos”.

Quando começar a ler

Ainda dentro da barriga, o bebê sente e escuta a voz da mãe. Ao contar histórias durante a gestação, você oferece o primeiro contato e experiência positiva com o mundo imaginário dos livros infantis. Após o parto, continue praticando a esse hábito, que está associado a um momento prazeroso entre mãe/pai e filho.

E olha, o que não falta são opções bacanas e apropriadas. Para os bebês, por exemplo, os livros de pano e plástico podem ser usados em diversos momentos, como  brincadeiras, descanso, hora do banho, antes de dormir etc.

Para os maiores, existe uma infinidade de possibilidades, tais como livros de papel com páginas duras, musicais, pop-ups e outros atrativos pra lá de motivadores.

Aliás, você sabia que o gosto pela leitura facilita o processo de alfabetização das crianças?

Dicas e mais dicas para estimular!

  • Separe um espaço gostoso para a leitura e permita que seu filho, de qualquer idade, compartilhe isso com você.
  • Dê livros de presente! Tem tanta opção bacana…
  • Quando for a uma biblioteca ou livraria, permita que a cria pegue os livros.
  • Se tiver um lançamento legal, leve seu filho para conhecer o autor da obra. Isso pode estimular a curiosidade.
  • As mãos inquietas dos pequenos podem rasgar algumas páginas. Deixe pra lá, mesmo que o coração fique apertado. O contato com os livros é importante para o cérebro e para a vida.

DICA DE OURO: pais que leem tornam-se ótimos exemplos para os filhos. Por isso, procure compartilhar momentos de leitura com eles, seja por livros infantis, jornais, revistas ou reportagens.

Bem, agora que você já sabe como incentivar seu pequeno, dê uma olhadinha na seleção de livros que fizemos por idade, com a ajuda da Gisele Federizzi Barcellos, do site Kids Indoor, e da Larissa, nossa pedagoga.

Livros por faixa etária

Beijos e boa semana!

Deixe o seu Comentário



Posts em Destaque

Limpar a casa de forma rápida…e mágica

31 de maio de 2013

Uma mãe, uma lâmpada, um gênio e uma conversa muito doida! Vem que hoje tem postnovela!

Dois filhos, duas medidas

30 de abril de 2013

Filhos são diferentes, mas por que insistimos em tratá-los da mesma forma? A Loreta hoje faz uma reflexão importante sobre o assunto.

Instagram More Followers App

4 de novembro de 2016

It can be popular that Instagram has about 300 thousand month to month productive buyers right up until date with more than 20 billion snap shots discussed month after month. Should you wish to discuss graphics or movies than

Cap. 14 – Pronto Socorro

1 de junho de 2012

Semana passada rolou um mau cheiro na postnovela. Quer saber o motivo? Clique aqui. Episódio de hoje: Pronto Socorro Nada como acordar sem dormir porque dá a deliciosa sensação de: ferrou-se. Bom, já que aconteceu é melhor checar os

Galeria Mulher e Mãe