Dúvidas de mãe / Depois

Ele perdeu a paciência com os filhos? Saiba o que fazer (e não fazer) quando o pai perde a paciência com o filho Mulher & Mãe

14 de novembro de 2013

Ele perdeu a paciência com os filhos?

Quando o casal se comporta de maneira adequada, transmite a mensagem de que é unido

Meu marido perdeu a paciência com nosso filho. Como devo agir?

Resposta da especialista: Quando o pai perde a paciência com os filhos é muito importante que a mãe não seja contrária àquela postura na frente das crianças, e vice-versa. Isso vale para a educação, equilíbrio emocional e psicológico dos pequenos, pois, dessa forma, não ficarão divididos entre o pai e a mãe.

Quando o casal se comporta de maneira adequada, transmite uma mensagem de união, mostrando aos filhos que, naquele momento, eles precisam ouvir a orientação vinda dos pais. Uma criança que é educada nesses parâmetros não desenvolverá o comportamento de manipular o pai ou a mãe para obter o que quer, pois sabe que seus progenitores são unidos. Quando há divergência de opiniões, a conversa deverá ser apenas entre marido e esposa, para que se tenha maior liberdade. É uma questão de um não tirar a autoridade do outro para o bem de todos.

No caso dessa pergunta, a situação já ocorreu. Então, o ideal é que a mulher converse com seu companheiro sobre o fato, expondo a possibilidade dele ter reagido de forma diferente, ter tido mais paciência, ter pedido sua ajuda, e finalmente, explicar o motivo que o levou a isso.

É fundamental que a mãe fale com o filho a respeito do ocorrido e procure esclarecer o desentendimento, sem tirar a autoridade do parceiro. É muito bom também que o próprio pai chame a criança para uma conversa. Geralmente, essa ação costuma dar bons resultados e é o caminho para a construção de uma relação que irá perdurar para o futuro como exemplo de união.

As perguntas são meramente ilustrativas, tendo como base as discussões realizadas no grupo Mulher & Mãe.

ramy-arany-2Ramy Arany é terapeuta comportamental e orientadora de grupos de gestantes.

 

 

 

 

 

Deixe o seu Comentário



Posts em Destaque

Cap. 37 – Então, vai você!

29 de novembro de 2012

Seu filho dorme com você, então ele cresce e derruba todo mundo da cama. Ai você cria um plano infalível para voltá-lo pra cama e no fim, você cai na sua própria armadilha. Tem amor, confusão e drama :)

O que você mudaria numa segunda gestação?

28 de novembro de 2013

Uma série de atitudes que não quero repetir com o segundo filho

Dez momentos para clicar antes do primeiro ano

27 de novembro de 2013

Prepare gravador, máquina fotográfica, porta-retrato...

Cap. 1 – Eu quero dormir

9 de fevereiro de 2012

A primeira POSTNOVELA MATERNA BRASILEIRA que envolve drama (de preferência o mexicano), cansaço, risadas e situações completamente comuns as mães. E no capítulo de estréia: Eu quero dormir Levanto do sofá, olho para o microondas onde o relógio marca

Galeria Mulher e Mãe