Dúvidas de mãe / Depois

Umidificador de ar: como e quando usar Esses aparelhos podem ser prejudiciais à saúde. Saiba como usar os umidificadores de forma correta Mulher & Mãe

22 de novembro de 2013

Umidificador de ar: como e quando usar

Você já tentou umidificar o ar com técnicas caseiras?

Devo usar o umidificador de ar quando está calor?

Resposta do especialista: Para começar, vamos entender que a umidade do ar é um número expresso em porcentagem (%) e que representa a quantidade de água presente na atmosfera. Quando essa estimativa é baixa e o tempo está seco, os umidificadores de ar costumam entrar em ação na tentativa de auxiliarem os pulmões na respiração de um ar mais saudável.

A questão é que umidificadores de ar não devem ser usados sem que haja necessidade. Ao ligá-los em ambientes já úmidos, regamos os fungos, os quais servem de alimentos para os ácaros. Isto é, você acha que está melhorando uma situação quando na verdade agrava o ciclo de alergias e desconforto respiratório, comuns em crianças e adultos.

Uma boa dica é ligar o aquecedor quando o ambiente está vazio, mesmo com o tempo seco. Isso mesmo. As altas temperaturas tiram a umidade e matam os fungos que adoram locais molhados. Volte a ligar o umidificador apenas quando estiver no ambiente. O ar estará com uma qualidade melhor.

Quando devo ligar o umidificador de ar?

O ideal é que todos tenhamos um sensor de umidade em casa. O mercado disponibiliza diversos modelos. Se essa não é uma opção para você, fique atenta aos noticiários na TV, sites especializados e também à presença de nuvens. Quando elas estão no céu, o ar está melhor.

Para umidificar o ambiente com estratégias caseiras, deixe uma toalha felpuda molhada estendida ou coloque uma bacia com água no local. A segunda técnica não é tão recomendada quanto a primeira, já que a superfície de evaporação é menor, deixando de cumprir seu papel de modo tão eficaz.

Se sua família é fã de ar condicionado, experimente usá-lo junto a um umidificador de ar, tornando o processo compensatório: enquanto um seca o ambiente o outro umidifica. Essa sensação de frescor pode ser percebida em algumas farmácias, por exemplo.

As perguntas são meramente ilustrativas, tendo como base as discussões realizadas no grupo Mulher & Mãe.

fernando-de-andrade-guimaraes.png

Dr. Fernando de Andrade Guimarães é médico pediatra e neonatologista.

Deixe o seu Comentário



Posts em Destaque

Android Deny Permissions Without Root

1 de fevereiro de 2016

This is the XDA-Programmers Root Listing. The following, you will find root courses for much gizmos that happens to be in the XDA Online forums. Discover ways to root any Android piece of equipment! Any time you don’t watch

O dia em que apanhei da filha

29 de maio de 2013

Lidar com a birra não é fácil! E quando as crianças adquirem aquele super poder de se contorcerem em movimentos rápidos e gelatinosos? Como lidar?

Cap. 16 – Palavrão

22 de junho de 2012

Semana passada sexo virou piada. Não viu, chora não…Acesse aqui. Episódio de hoje: Palavrão A postnovela de hoje começa com um tropeção de Joaquim seguido de um “pu%%paliu”. Olho pra ele, pro teto, com a risada rasgando a cara,

Quando a mãe deixa de ser a preferida

30 de outubro de 2013

O cansaço pode nos afastar dos pequenos sem que percebamos

Galeria Mulher e Mãe